Ao realizar o investimento em uma plataforma vertical de acessibilidade para até 2 metros, é preciso conhecer o custo-benefício do equipamento, por isso, saber o preço da Plataforma Vertical de Acessibilidade para até 2 metros é essencial.
Preço da plataforma vertical de acessibilidade de até 2 metros versus outros equipamentos
Para desníveis inferiores a 2 metros e com um espaço disponível, a plataforma de acessibilidade vertical de até 2 metros tende a ter melhor custo-benefício que os outros equipamentos de acessibilidade, a saber:
- Plataforma de acessibilidade inclinada para escadas
- Plataforma vertical de acessibilidade enclausurada
- Plataforma embutida de acessibilidade
- Cadeira elevatória
- Elevador de acessibilidade
Considerando um desnível de até 2 metros, a Plataforma Vertical de Acessibilidade para até 2 metros, só perde em custo-benefício para a plataforma de acessibilidade inclinada, quando o local não tem espaço sobrando e precisará de um equipamento que é dobrável.
A Plataforma Vertical de Acessibilidade para até 2 metros tem vantagens muitos especiais que a tornam um excelente investimento:
- Não precisa de construção de caixa de corrida
- A construção de poço no piso é opcional
- Pode ser instalada em local descoberto (exposto a sol e chuva)
- Fácil para instalar
- Fácil para desmontar e remontar em outro local
- Preço geral mais barato que os outros equipamentos
- Praticamente não precisa de obra civil
- Instalação mais rápida
- Não ocupa espaço do empreendimento quando não está sendo utilizada
- Em geral, manutenção mais barata que os outros equipamentos
Média de preço da plataforma vertical de acessibilidade para até 2 metros
Em geral, o preço de uma plataforma de acessibilidade para escadas varia de R$30.000,00 a R$150.000,00. É uma grande variação. Para determinar o preço da sua plataforma de acessibilidade para escadas, é preciso considerar os itens:
- Comprimento do percurso: Quanto menor o comprimento, menor será o custo. Lembrando que o comprimento máximo é de 2 metros.
- Local de instalação: O preço da plataforma para uma residência unifamiliar é menor do que para um condomínio residencial ou para um local comercial. Isso acontece porque a NBR 9050 faz exigência especiais para plataformas de acessibilidade instaladas em local de acesso público ou compartilhado.
- Endereço do local de instalação: O profissional da instalação precisa se deslocar para a cidade de instalação, o preço da logística de transporte do equipamento e dos técnicos de instalação tem impacto no preço da plataforma de acessibilidade.
- Tipo de ambiente: Existem dois tipos de ambientes, ambientes cobertos e ambientes descobertos. Para ambientes descobertos, é necessário um adicional referente a um sistema de proteção contra exposição ao sol e chuva, sendo assim, o preço da plataforma de acessibilidade vertical é maior para ambientes descobertos.
- Acabamento da porta: A plataforma vertical possui dois acabamentos disponíveis para a porta, fechamento em chapa de Aço ou fechamento em chapa de Acrílico (transparente). A opção em chapa de aço é um pouco mais barata.
- Tamanho da cabine: A plataforma vertical possui modelos com diferentes tamanhos. Existem modelos que cabem apenas o cadeirante, e modelos que cabem o cadeirante e um acompanhante de pé. O modelo que permite um acompanhante junto ao cadeirante é um pouco mais caro.
Os principais componentes que interferem no preço da plataforma vertical de acessibilidade para até 2 metros são apresentados na figura seguinte.
Exigências normativas que afetam o preço da plataforma vertical de acessibilidade para até 3 metros
Existem alguns requisitos normativos obrigatórios que não podem deixar de ser instalados e acabam agregando o valor do equipamento. Exemplos desses itens:
- Inter-travamento das portas automático
- Sensor de segurança
- Sensor anti-esmagamento
- Capacidade mínima em 225 Kg
Atenção, cuidado! Não compre plataforma de acessibilidade vertical de até 2 metros fora de norma. Comprar equipamentos fora de norma parece ser uma economia, mas em pouco tempo, isso representará um grande prejuízo.
Se o equipamento não atende às normas, o proprietário da edificação está sujeito há:
- Impedimento de obtenção de alvará
- Processo judicial em caso de incidente
- Recusa de empresas de manutenção em dar manutenção no equipamento
- Fechamento do estabelecimento
- Risco de acidentes e danos físicos e materiais
- Indenizações por danos causados a terceiros ou usuários do equipamento
Não compre baseado apenas no preço da Plataforma Vertical de Acessibilidade. Compre com uma empresa registrada junto ao CREA, isso é essencial para você não arcar com riscos legais.
Investir em uma plataforma que esteja 100% em conformidade à legislação vigente é essencial, tanto pela segurança dos usuários quanto pelo respaldo do proprietário ante a qualquer fiscalização ou acidente.
Para mais informações sobre o registro no CREA, homologação e certificado de aprovação presente em todos os produtos comercializados pela IESAB, clique aqui.
Receber orçamento com o preço da Plataforma Vertical
Para saber o preço exato da plataforma de acessibilidade vertical para até 2 metros, basta você preencher o formulário abaixo.