Duas soluções importantes para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção são:
- Elevador de Passageiros com Acessibilidade PNE
- Plataforma Vertical de Acessibilidade
São dois equipamentos com muitas similaridades e algumas diferenças, nesse post você irá aprender a ver qual é o melhor para a sua edificação.
O que é uma Plataforma Vertical de Acessibilidade?
A Plataforma Vertical de Acessibilidade é um equipamento para o transporte vertical de pessoas com mobilidade reduzida, também denominadas PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Exemplo: cadeirantes, idosos, obesos, grávidas.
A Plataforma Vertical de Acessibilidade é específica para atender pessoas com dificuldade de locomoção, não sendo indicadas para atender o fluxo de todas as pessoas no ambiente.”
A Plataforma Vertical de Acessibilidade pode atender a desníveis de até 4 metros. Sendo que, para desníveis maiores que 2 metros, é preciso que seja construído uma caixa de corrida (enclausuramento).
A carga máxima suportada para a Plataforma Vertical de Acessibilidade é de 325 kg e com espaço para até 1 cadeirante e 1 acompanhante.
Essa plataforma é um equipamento que tem velocidade inferior a 9,6 m/min (exigência da norma ABNT NBR ISO 9386-1), e que não precisa de ter uma porta de cabine que acompanha o equipamento, podendo essa porta ser substituída por uma cancela ou por um sensor de barreira infravermelha que para o movimento caso identifique que existe algo que possa entrar em contato com a parede.
Para mais informações sobre os tipos de Plataforma Vertical de Acessibilidade, basta clicar aqui.
O que é um Elevador de Acessibilidade?
O Elevador PNE (também chamado de Elevador de Acessibilidade) é um elevador de passageiros que pode ser usado por pessoas com ou sem dificuldade de locomoção.
O Elevador PNE pode ser instalado em percursos de até 12 metros (permitindo um curso superior aos 4 metros de curso máximo da Plataforma Vertical de Acessibilidade).
O Elevador PNE tem capacidade de carga de até 225 kg e espaço para 3 passageiros de pé, ou 1 cadeirante com 1 acompanhante. Também é um equipamento que inclui a porta de elevador (que é uma porta que acompanha o equipamento).
Independente do percurso, os elevadores devem ser, em qualquer caso, sempre envoltos por caixa de corrida (enclausurados).
Diferenças de normas
A norma que define os requisitos para o Elevador de Passageiros PNE é diferente da norma que define os requisitos para Plataformas Verticais de Acessibilidade.
A norma para o Elevador de Passageiros PNE é:
- ABNT NBR NM 313: Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência
A norma para a Plataformas Verticais de Acessibilidade é:
- ABNT NBR ISO 9386-1: Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida – Requisitos para segurança, dimensões e operação funcional, parte 1: Plataformas de elevação vertical
Acesse a ABNT NBR ISO 9386-1 clicando aqui.
Similaridades entre Elevador de Acessibilidade e Plataforma Vertical de Acessibilidade
Tanto Elevador PNE quanto a Plataforma Vertical de Acessibilidade são equipamentos que podem ser instalados em ambientes residenciais e comerciais.
Ambos podem ter portas com abertura automática e iluminação interna embutida, contudo, em geral, as plataformas são construídas com portas de abertura manual e sem iluminação embutida. Os dois equipamentos também
Qual a melhor escolha para a minha edificação?
A melhor escolha para a sua edificação envolve a questão do menor preço e do maior benefício.
- O melhor benefício está com o Elevador de passageiros por poder ser utilizando por todas as pessoas, enquanto a plataforma de acessibilidade é utilizada apenas por pessoas com dificuldade de locomoção.
- O menor preço está com a Plataforma Vertical de Acessibilidade, principalmente para as situações em que não é construída caixa de corrida (percurso menor que 2 metros) e que não são construídas portas de cabine.
Lembrando que, caso o percurso da sua edificação seja superior a 4 metros, a sua escolha deve ser pelo Elevador de Acessibilidade. Conheça mais sobre a qualidade dos elevadores e plataformas da IESAB clicando aqui.