Ao realizar o investimento em um Elevador Residencial, é preciso conhecer o custo-benefício do equipamento, por isso, saber o preço do Elevador Residencial é essencial.
Preço do Elevador Residencial versus outros equipamentos
Para desníveis superiores a 4 metros e com o espaço necessário disponível, o Elevador Residencial tende a ter melhor custo-benefício que os outros equipamentos de acessibilidade, a saber:
- Plataforma de acessibilidade inclinada para escadas
- Plataforma de acessibilidade vertical
- Plataforma de acessibilidade embutida
- Cadeira elevatória
O Elevador Residencial só perde em custo-benefício quando os benefícios extras que ele apresenta não são de interesse do usuário, que pode então optar por plataformas de acessibildade, que são um pouco mais baratas.
O Elevador Residencial tem como benefícios extras, quando comparado aos outros produtos:
- Portas de abertura e fechamento automático
- Maior velocidade no percurso
- Cabine 100% enclausurada
- Acabamento de forro no teto com iluminação dedicada
- Espelho interno
Média de preço do Elevador Residencial
Em geral, o preço de um Elevador Residencial varia de R$40.000,00 a R$150.000,00. É uma grande variação. Para determinar o preço do seu Elevador Residencial, é preciso considerar os itens:
- Comprimento do percurso: Quanto menor o comprimento, menor será o custo. Lembrando que o comprimento máximo é de 12 metros (ou quatro paradas).
- Local de instalação: O preço da plataforma para uma residência unifamiliar é menor do que para um condomínio residencial ou para um local comercial. Isso acontece porque a NBR 9050 faz exigência especiais para Elevadores instalados em residências de uso compartilhado.
- Endereço do local de instalação: O profissional da instalação precisa se deslocar para a cidade de instalação, o preço da logística de transporte do equipamento e dos técnicos de instalação tem impacto no preço da plataforma de acessibilidade.
- Tamanho da cabine: A plataforma vertical possui modelos com diferentes tamanhos. Existem modelos para 2 passageiros e 4 passageiros. Quanto maior a capacidade de passageiros, maior tende a ser o preço do equipamento.
Os principais componentes que interferem no preço do Elevador Residencial são apresentados na figura seguinte.
Exigências normativas que afetam o preço do Elevador Residencial
Existem alguns requisitos normativos obrigatórios que não podem deixar de ser instalados e acabam agregando o valor do equipamento. Exemplos desses itens:
- Inter-travamento das portas automático
- Sensor de segurança
- Sensor anti-esmagamento
- Capacidade mínima em 225 Kg
- Movimento automático das portas
- Sensor feixe de laser para fechamento das portas
Atenção, cuidado! Não compre Elevador Residencial fora de norma. Comprar Elevador Residencial fora de norma parece ser uma economia, mas em pouco tempo, isso representará um grande prejuízo.
Se o equipamento não atende às normas, o proprietário da edificação está sujeito há:
- Impedimento de obtenção de alvará
- Processo judicial em caso de incidente
- Recusa de empresas de manutenção em dar manutenção no equipamento
- Risco de acidentes e danos físicos e materiais
- Indenizações por danos causados a terceiros ou usuários do equipamento
Não compre baseado apenas no preço do Elevador Residencial. Compre com uma empresa registrada junto ao CREA, isso é essencial para você não arcar com problemas legais posteriormente.
Investir em um Elevador que esteja 100% em conformidade à legislação vigente é essencial, tanto pela segurança dos usuários quanto pelo respaldo do proprietário ante a qualquer fiscalização ou acidente.
Para mais informações sobre o registro no CREA, homologação e certificado de aprovação presente em todos os produtos comercializados pela IESAB, clique aqui.
Receber orçamento com o preço do Elevador Residencial
Para saber o preço exato da plataforma de acessibilidade vertical para até 2 metros, basta você preencher o formulário abaixo.