Ancoragem para plataforma de acessibilidade inclinada

Para a realização da instalação de uma plataforma de acessibilidade inclinada, é preciso que a mesma esteja devidamente fixada na edificação. Ou seja, é necessário providenciar a ancoragem da plataforma no local de instalação.

Existem dois tipos de ancoragem de plataforma de acessibilidade inclinada:

  • Ancoragem na parede
  • Ancoragem no piso

Vantagens da ancoragem na parede

A ancoragem na parede, tem como vantagens não precisar da fabricação de uma estrutura própria adicional para ancoragem no piso.

Essa ancoragem depende de uma parede que tenha resistência a ancoragem mínima de 600 Kgf por meio de chumbadores mecânicos.

É preciso garantir que a parede esteja adequadamente nivelada. Em caso de não nivelamento da parede, será necessário instalar calços niveladores para que a plataforma possa ser adequadamente instalada.

A figura abaixo apresenta uma plataforma inclinada da IESAB com ancoragem na parede.

Plataforma de acessibilidade inclinada com ancoragem na parede
Plataforma de acessibilidade inclinada com ancoragem na parede

Vantagens da ancoragem no piso

A ancoragem no piso tem a vantagem de não depender da existência de uma parede adequadamente nivelada e com resistência adequada a ancoragem da plataforma de acessibilidade inclinada.

A ancoragem no piso é realizada com pontaletes que são ancorados no piso e suportam toda a carga da plataforma sem precisar a parede.

Existe o custo adicional da fabricação dos pontaletes, mas, em muitos casos, esse custo é menor que o custo de adequação ou construção de uma parede nivelada com a resistência necessária.

A ancoragem no piso tem a vantagem de permitir uma instalação mais rápida e facilidade para desmontagem posterior. E possui a desvantagem de ocupar 15 cm a mais da escada, já que será necessário adicionar 15 cm como espaço necessário para a instalação dos pontaletes.

A figura abaixo apresenta uma plataforma de acessibilidade inclinada da IESAB com ancoragem no piso.

Plataforma de acessibilidade com ancoragem no piso
Plataforma de acessibilidade com ancoragem no piso

Como saber o melhor tipo de ancoragem

De modo genérico, para parede livre de revestimentos e com adequada resistência, pode ser ancoragem na parede, caso contrário, o pode ser ancoragem no piso. Mas essa análise deve considerar outros fatores junto a um engenheiro especialista.

Para saber o melhor tipo de ancoragem para o seu caso, entre em contato com a IESAB pelo e-mail iesab@iesab.com.br ou clique aqui e envie uma mensagem por meio do WhatsApp.

Adequação da ancoragem do local de instalação

Em todos os projetos de instalação de elevadores, a adequação do local é um aspecto crítico. No caso da IESAB, é imprescindível prestar atenção aos detalhes de ancoragem especificados no projeto, seja ancoragem no piso ou ancoragem na parede.

Correção da resistência a ancoragem

Durante a instalação, se for identificado que o local não possui a resistência de ancoragem necessária para a segurança do equipamento, a instalação será imediatamente interrompida. Isso pode acarretar custos adicionais para o cliente, incluindo retrabalho e despesas de viagem*.

Se o cliente não preparou a parede com a resistência de ancoragem exigida, há várias soluções possíveis para reforçá-la:

  • Uso de Concreto
  • Emprego de Bloco de Concreto
  • Aplicação de Concreto de Secagem Rápida (Graute)
  • Instalação de Viga em Estrutura Metálica

Sugerimos o uso de Graute para garantir a resistência adequada e a segurança na instalação do elevador.

*É fundamental que os clientes sigam as especificações do projeto para evitar atrasos e custos adicionais.