Instalação de plataforma PNE para escadas

Nesse texto iremos apresentar os cuidados a serem observados antes de solicitar a instalação de uma plataforma de acessibilidade inclinada IESAB.

Instalação Plataforma PNE para escadas
Instalação Plataforma PNE para escadas

Informações gerais da instalação

Algumas informações importantes sobre a instalação da plataforma PNE para escadas IESAB são:

  1. A instalação do equipamento dura cerca de 4 dias;
  2. A instalação é realizada por 2 ou 3 técnicos de montagem;
  3. Em todos os dias de instalação, os profissionais realizam 2 horas extras;
  4. Para plataformas PNE para escadas em local descoberto, a instalação pode ser adiada devido dias de chuva;
  5. Para plataformas PNE que são instaladas na parede, é necessário que a parede esteja alinhada (nivelada). Caso a parede não esteja nivelada, será necessário aditivo para instalação e ajuste de suportes niveladores e a instalação irá durar um dia a mais;
  6. Para plataformas PNE para escadas que são instaladas na parede, é do escopo do contratante garantir a resistência a ancoragem mínima de 700 kgf por ponto de ancoragem;
  7. No último dia de montagem, é preciso a presença de um profissional para receber o equipamento e assinar o termo de aceite;
  8. A entrega técnica é composta por entrega de manual de operação e treinamento de utilização do equipamento;
  9. Durante o período de instalação, a escada deve ser interditada para garantia de segurança e da produtividade dos profissionais.

Pequenos reparos de obra civil que possam ser necessários após a instalação do equipamento, como:

  • Limpeza de paredes/pisos em caso de sujeira/manchas/poeira
  • Trincas/furos em pedras e pisos
  • Pequenas alterações nos acabamentos gerais
  • E demais itens correlatos

São de reparo por responsabilidade do cliente. Para evitar isso, sugerimos que a instalação seja realizada antes da instalação de acabamos finos, e que tais acabamentos não sejam instalados em divergência ao projeto de adequação do local.

Instalação e operação Plataforma PNE para escadas
Instalação e operação Plataforma PNE para escadas

 

Check-list de adequação do local

Para realizar o agendamento da instalação da plataforma para escadas, é preciso enviar um checklist preenchido comprovando que o local está adequado para a instalação. A IESAB apresenta as orientações para a adequação do local por meio de um projeto nomeado de projeto de adequação do local.

O agendamento da montagem só é confirmado após a comunicação de que o local está adequado por meio do Checklist de adequação do local (apresentado abaixo).

Check-list:

  1. As dimensões do local estão de acordo com o projeto. A destacar a dimensão livre em frente ao primeiro degrau (local onde a plataforma irá abrir para embargue do usuário);
  2. Preparação do piso ou base estrutural (a IESAB não fornece garantia de sistemas de isolamento térmico, acústico ou de permeabilidade. É preciso que os locais de apoio da plataforma sejam conforme projeto para que não haja interferência);
  3. A largura livre da escada para a passagem da plataforma está conforme projeto, incluindo, caso exista, corrimão ou guarda-corpo na escada;
  4. Está completamente instalado o piso final (piso de acabamento) no local para permitir o correto nivelamento/sustentação da plataforma junto ao piso;
  5. Para plataformas com ancoragem no piso, o concreto do piso deve resistir a ancoragem mínima de 1000 Kgf por meio de chumbadores mecânicos com 10 cm de comprimento. Para plataformas ancoradas na parede, o concreto da parede deve resistir a ancoragem mínima de 700 Kgf por meio de chumbadores mecânicos com 10 cm de comprimento. Caso não saiba a resistência do piso ou da parede, o cliente pode contratar um teste de ancoragem;
  6. Não existe corrimão, caixas elétricas, eletrodutos, canos ou luminária embutidas no trecho de parede que dará sustentação aos trilhos da plataforma;
  7. O acabamento na parede que dará sustentação aos trilhos da plataforma está completo. O acabamento a ser dado na parede deve ser feito previamente a instalação da plataforma para que não prejudique a pintura ou atrapalhe o acesso de desmontagem/montagem dos trilhos para atividades de manutenção. As obras civis devem estar concluídas previamente para a instalação. Isso é importante porque os componentes da plataforma como correntes, pinhões e engrenagens não podem ser expostos a poeira de obras para que não sejam comprometidos, e também porque não é possível realizar pintura na parede sob os trilhos da plataforma após a sua instalação;
  8. Fornecimento de ponto de energia elétrica ENERGIZADO e estabilizado conforme projeto (necessário espera de 60 cm conforme indicado no projeto de adequação do local e seguir cores conforme NBR 5410);
  9. Fornecimento de ponto de energia elétrica (220 V) para utilização de ferramentas elétricas durante a montagem do equipamento em até 10 metros do local de instalação;
  10. Instalação de disjuntor dedicado ao equipamento em quadro de força conforme projeto de adequação do local;
  11. O local de instalação da plataforma deve possuir iluminação da área de trabalho ENERGIZADA para permitir trabalho em hora extra;
  12. O local de instalação deve estar isolado. Durante o período de instalação o local não poderá ter acesso ou passagem de pessoas não ligadas a instalação da plataforma. Isso é importante para a produtividade adequada dos profissionais IESAB e para a segurança dos envolvidos;
  13. Deve haver local coberto, desobstruído e desimpedido para descarregamento e guarda da plataforma PNE para escadas e para as caixas de ferramentas;
  14. A documentação dos técnicos de instalação deve ser avaliada e aprovada previamente para liberação de acesso;
  15. Deve haver acesso a sanitários e refeitório disponíveis para os técnicos montadores da plataforma;
  16. Deve haver placa de identificação da obra com o nome do responsável técnico pela obra (em conformidade ao artigo 16 a lei número 5.194, de 21/12/1966, e resolução CONFEA número 250, de 16/12/1977).

É preciso que o cliente envie fotos para a IESAB para que seja comprovado pela IESAB que o local foi adequado. O envio das fotos comprovando a adequação do local é um pré-requisito para prosseguir com o agendamento da instalação. A instalação é agendada em até 30 dias após o envio das fotos e do checklist preenchido (conforme demais prazos do contrato).

Em caso de necessidade de uma segunda viagem para realização da instalação do equipamento devido o local não estar adequado. Os custos extras devido a realização de viagem adicional deverão ser previamente custeados pelo cliente (responsável pela adequação prévia do local de instalação).

Prazos gerais

As condições de prazos podem variar conforme o contrato, mas, em geral, o prazo é:

  • Em até 30 dias a partir do primeiro pagamento, é realizada a emissão do projeto de adequação do local;
  • Em até 30 dias a partir da aprovação do projeto de adequação do local pelo cliente, é fabricado o equipamento;
  • Em até 30 dias a partir da fabricação do equipamento e do envio de fotos comprovando a adequação do local, é realizada a instalação do equipamento.

Dessa forma, a aprovação do projeto e adequação do local (que são itens realizados pelos clientes) ocorrendo no tempo adequado, em até 90 dias o equipamento é instalado. Conforme solicitações do cliente ou imprevistos de ordem maior, adiantamentos ou atrasos podem ser realizados, de acordo com cada caso.

Para saber o seu prazo exato, consulte o consultor técnico da IESAB.

Detalhamento do fornecimento de uma plataforma inclinada

De modo geral, o fornecimento de uma plataforma de acessibilidade inclinada é realizada em 8 etapas (que podem variar conforme cada caso). Essas etapas são:

  1. Uma vistoria técnica para levantamento de medidas do local de instalação;
  2. Emissão do projeto de adequação do local com orientações para fornecimento de tomada de energia elétrica e indicações de construção civil;
  3. Fabricação de todos os componentes do produto, incluindo todo o envoltório de proteção e trilhos (após aprovação e execução do projeto de adequação do local);
  4. Empacotamento, carregamento, transporte e descarregamento dos componentes do produto no local de instalação;
  5. Deslocamento dos profissionais de instalação;
  6. Montagem sequenciada por inspeção e testes de operação;
  7. Entrega técnica (termo de aceite, manual de operação, manual de manutenção, termo de garantia e nota fiscal do produto).
  8. Emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) registrada junto ao CREA.

Contato e agendamento

Em caso de dúvida ou para realizar o agendamento da instalação, entre em contato por e-mail em iesab@iesab.com.br ou rapidamente envie sua mensagem por WhatsApp clicando aqui.

É importante solicitar o agendamento somente após o local estar adequado para que não sejam gerados custos adicionais.

Para informações sobre a operação da plataforma PNE para cadeirantes, clique aqui.