Plataforma de acessibilidade com sistema de resgate automático (nobreak)

Um item não obrigatório pelas normas NBR 9050 e ABNT NBR ISO 9386-2, mas importante em alguns casos, é que a plataforma de acessibilidade possua sistema de resgate automático (no break).

Esse sistema é basicamente um sistema que permite a utilização da plataforma em momentos em que ocorra queda de energia elétrica, de forma que é possível resgatar automaticamente o usuário que esteja na plataforma de acessibilidade.

Painel de plataforma de acessibilidade para escadas com nobreak
Exemplo de painel de plataforma de acessibilidade com sistema nobreak externo

Tipos de sistema de resgate

A plataforma de acessibilidade pode ter o nobreak de dois tipos:

  • Mecânico (manual)
  • Elétrico (automático)

Por ser cerca de R$10.000,00 mais caro, a maior parte dos clientes costuma optar pelo sistema mecânico (manual).

Porém, para quem procura maior conforto e autonomia do usuário, o sistema de resgate automático é o mais utilizado.

No caso do sistema de resgate manual, o usuário depende de uma segunda pessoa que possa acionar o sistema de resgate mecânico para ele. No caso do sistema de resgate automático, o próprio cadeirante pode utilizar o sistema e fazer o próprio resgate.

Sistema de resgate automático

O sistema de resgate automático pode ser de dois tipos:

  • Embutido no circuito da plataforma (utilizado em plataformas hidráulicas)
  • Externo no circuito da rede elétrica da edificação (utilizados em plataformas com fuso)

Caso opte pelo sistema de resgate automático incluso na plataforma, basta informar isso no momento de realizar a proposta. O sistema de resgate automático incluso na plataforma inclinada tem como vantagens:

  • Embutido (não fica aparente e não ocupa espaço na edificação)
  • Mais potente e eficaz
  • Garantia total IESAB assim como a plataforma inclinada
  • Acionado por um botão

Especificação do nobreak para sistema de resgate automático externo

Caso deseje um sistema de resgate automático externo, é preciso comprar de modo separado a plataforma e esse não será fornecido pela IESAB.

Nesse caso, é necessário instalar um nobreak elétrico externo no circuito externo da edificação, é importante seguir a especificação correta do nobreak. A especificação deve ser:

  • Potência real mínima: 2.000 VA
  • Tempo de autonomia mínimo: 25 min
  • Tipo: senoidal
  • Tensão: mesma tensão de rede da plataforma inclinada

Sobre a Potência real, é importante não confundir com potência disponível. A Potência real (Pr) é calculada em função da Potência disponível (Pd) e do fator de potência (FP) utilizando a seguinte fórmula:

Pr = Pd x FP

O Fator de Potência (FP) sempre varia de 0,5 a 1,0. Quanto mais próximo de 1,0, melhor.

Sobre o tipo de nobreak, é realmente preciso que seja um nobreak do tipo senoidal. Nobreak semi-senoidal danificaria o motor indutivo e outros componentes da plataforma inclinada. Além de prejudicar a vida útil do equipamento, o nobreak semi-senoidal ocasiona a perca da garantia do equipamento.

A IESAB não faz exigência de marca, mas recomenda que boas marcas sejam selecionadas. Infelizmente, é comum no Brasil encontrar nobreak com especificações em placa de identificação diferentes das especificações medidas ao usar o equipamento, por isso, procure um fornecedor de qualidade. Lembrando que a IESAB não vende e não instala nobreak externos a plataforma.


Cotação de plataforma de acessibilidade

Para saber o preço exato de uma plataforma de acessibilidade do tipo inclinada com nobreak e/ou sem nobreak, basta preencher o formulário abaixo.