Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp ou IESAB

A Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores e a Plataforma Inclinada IESAB são, certamente, equipamentos muito importantes para garantir a acessibilidade em edificações, em locais com rampas e escadas. Nesse post irei realizar um comparativo com os dois modelos para facilitar a sua escolha de qual é a melhor opção para a sua edificação.

Atendimento a legislação Plataforma Inclinada Supra Linea e Plataforma IESAB

Uma plataforma de acessibilidade inclinada precisa estar de acordo a legislação vigente, cumprindo uma série de requisitos, de forma a permitir que a edificação permita a emissão de alvará para que possa ser devidamente utilizada. Essa legislação se refere às seguintes normas:

  • ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, com última revisão em 2015.
  • NBR ISO 9386-2 – Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida, com última revisão em 2012.
  • NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
  • LEGISLAÇÃO MUNICIPAL – atendimento à normalização exigida por parte das prefeituras, conforme especificidades de cada município.

Para saber mais sobre a ABNT NBR 9050, clique aqui.

A Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores e a Plataforma Inclinada de Acessibilidade IESAB são completamente adequadas às normas.

Requisitos para a instalação

Para a instalação da Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores e da Plataforma Inclinada de acessibilidade IESAB, são necessárias alguns pré-requisitos ao local de instalação.

Os pré-requisitos para a instalação da Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores são:

  • Escadas retas de único lance e sem curva
  • Espaço livre inferior mínimo de 1,90 m
  • Largura da escada mínima de 1,25 m
Espaço livre inferior mínimo para Plataforma Inclinada Supra Linea
Espaço livre inferior mínimo para Plataforma Inclinada Supra Linea

Para a plataforma de acessibilidade inclinada IESAB, os pré-requisitos são mais flexíveis. Sendo eles:

  • Escadas retas ou curvas, podendo ter patamares intermediários
  • Espaço livre inferior mínimo de 1,30 m
  • Largura da escada mínima de 1,10 m

Funcionalidades Plataforma Inclinada Supra Linea e Plataforma IESAB

Tanto a Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores como a Plataforma de Acessibilidade Inclinada IESAB possuem uma série de funcionalidades importantes para a usabilidade do produto no dia a dia, sendo:

  • Plataforma Dobrável (ocupa pouco espaço quando não utilizada)
  • Abertura automática das cancelas (guarda-corpo)
  • Abertura automática das rampas
  • Nivelamento automático ao piso
  • Silenciador de ruído
  • Botoeira de emergência
  • Painel de controle nos pavimentos e na plataforma
  • Barra de apoio para facilitar locomoção
  • Design ergonômico e fácil de utilizar
  • Possibilidade de personalização do acabamento e cores desejado

A plataforma de acessibilidade inclinada da IESAB possui uma funcionalidade muito importante que a Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores não possui, que é a existência de banco escamoteável. Esse banco permite a utilização da plataforma por pessoas com dificuldade de locomoção além de cadeirantes, como grávidas, idosos e obsesos.

Manutenção e assistência técnica

As duas empresas fornecem o serviço de manutenção aos seus equipamentos. A assistência técnica de ambas as empresas são de alta qualidade, e disponibilizam manutenção com:

  • Manutenção de equipamento de elevação independente da marca do equipamento
  • Abertura de chamado de manutenção via site
  • Atendimento a todas as regiões do Brasil
  • Reposição de peças

Como 100% dos equipamentos de elevação produzidos pela IESAB Engenharia de Elevação são do mercado nacional, a reposição de peças é sempre imediata. Devido a Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores ser um equipamento importado, algumas peças são de reposição demorada.

Adequação às normas vigentes

São diversas as normas vigentes em termos de acessibilidade.

A plataforma de acessibilidade inclinada IESAB possui atendimento completo a ABNT NBR ISO 9050, que, no item 6.10.4.2 exige que nas plataformas de elevação inclinada, deve ser previsto assento escamoteável ou rebatível para uso de pessoas com mobilidade reduzida.

A plataforma de acessibilidade IESAB possui banco escamoteável, assim, além de poder ser utilizada por cadeirantes, pode ser utilizada por idosos e demais pessoas com dificuldade de mobilidade, podendo sentar-se sob o banco escamoteável e realizar a movimentação.

A plataforma de acessibilidade Supra Linea da Thyssenkupp não atende a essa obrigação regulatória.

Acabamento e design

Tanto a Plataforma Inclinada Supra Linea Thyssenkrupp Elevadores como a Plataforma de Acessibilidade Inclinada IESAB possuem um design bonito e diferenciado.

Enquanto a plataforma da Thyssenkrupp tem um visual que remete a um produto clean e doméstico, a plataforma da IESAB tem um visual que demonstra robustez e tecnologia. Ambos são identificados como bonitos por diferentes usuários, cabendo aqui uma questão de gosto pessoal de qual seria o mais bonito.

No quesito acabamento, as possibilidades de escolha para ambas também são as mesmas:

  • Acabamento em aço inox polido
  • Acabamento em aço inox escovado
  • Acabamento em alumínio pintado
  • Acabamento em aço pintado

No caso dos acabamentos com pintura, é possível escolher qual a cor desejada. A figura seguinte apresenta uma foto de cada uma das plataformas lado a lado. Plataforma Inclinada IESAB em acabamento em aço inox e Plataforma Inclinada Supra Linea em acabamento plástico.

Plataforma Inclinada IESAB e Plataforma Inclinada Supra Linea
Plataforma Inclinada IESAB e Plataforma Inclinada Supra Linea

Prazo de entrega

A entrega de uma plataforma de acessibilidade inclinada não é imediata porque não se trata de um produto de prateleira. Assim como um elevador, é preciso considerar diversos fatores dimensionais do local de instalação. Por isso, antes mesmo da produção e montagem do equipamento, é realizada uma vistoria no local de instalação com base a tomar todas as medidas necessárias para, então, adequar o projeto da plataforma ao local de instalação.

Somente depois de adequar o projeto da plataforma de acordo às especificidades ao local de instalação, a mesma é produzida, para então ser transportada e instalada.

Tanto a Thyssenkrupp Elevadores como a IESAB Engenharia de Elevação solicitam prazo de até 90 dias para a instalação do equipamento.

Atendimento e orçamentos

A IESAB Engenharia de Elevação disponibiliza atendimento ágil e imediato para os clientes e para interessados. Disponibilizando canais via e-mail, WhatsApp, formulário no site e por telefone.

A Thyssenkrupp, por ser uma empresa multinacional que centraliza os contatos, não possui atendimentos via e-mail ou WhatsApp, para solicitar cotações da plataforma inclinada, é preciso ligar para a unidade central e, caso seja necessário uma visita ao local de instalação do equipamento, será cobrado uma taxa.

Garantia Plataforma Inclinada Supra Linea e Plataforma IESAB

Tanto a Thyssenkrupp Elevadores quanto a IESAB Engenharia de Elevação fornecem as plataformas de acessibilidade com garantia total de qualidade de 12 meses, cobrindo reposição de peças e mão de obra caso identificação de qualquer inadequação no equipamento.

Custo-benefício

Ambas as empresas costumam fornecer algumas possibilidades de formas de pagamento. Ambas possuem como pré-requisito o recebimento de no mínimo 50% do valor do equipamento antes de providenciar a fabricação e instalação da plataforma.

Com a IESAB Engenharia de Elevação, é possível conversar diretamente com o engenheiro da empresa. Na Thyssenkrupp elevadores, empresa multinacional, os vendedores do equipamento são representantes comerciais que são remunerados por comissão de venda, de forma que, quanto maior o preço da venda, maior a remuneração deles, dessa forma, é comum que as plataformas de acessibilidade da Thyssenkrupp sejam vendidas por valores superiores a R$120.000,00.

Como o preço da Plataforma Inclinada da IESAB é inferior e garante o mesmo nível de qualidade e cumprimento das normas, com a vantagem de oferecer um melhor processo de manutenção, o melhor custo benefício é garantido com a plataforma de acessibilidade inclinada da IESAB Engenharia de Elevação.

O resumo comparativo entre as duas plataformas é:

  • A plataforma de acessibilidade IESAB possui maior grau de isolamento acústico e menor geração de ruídos (30 dB) em comparação a plataforma Supra Linea;
  • A plataforma de acessibilidade IESAB é um produto nacional e com 100% dos componentes encontrados no mercado nacional. A plataforma Supra Linea é importada, e possui itens de montagem importados, dificultando processos de manutenção;
  • A plataforma de acessibilidade IESAB é a referência nacional de maior qualidade em plataformas de acessibilidade, sendo a plataforma oficial de grandes construtoras no Brasil, incluindo a construtora Tenda e as construções realizadas para a prefeitura de São Paulo;
  • Como a fabricação da plataforma é 100% nacional e a IESAB possui equipes técnicas especialistas em diversas regiões no Brasil, o prazo de montagem da plataforma inclinada IESAB é de 90 dias;
  • A plataforma de acessibilidade inclinada IESAB possui banco escamoteável, assim, além de poder ser utilizada por cadeirantes, pode ser utilizada por idosos e demais pessoas com dificuldade de mobilidade, podendo sentar-se sob o banco escamoteável e realizar a movimentação;
  • Atendimento completo a ABNT NBR ISO 9050, que, no item 6.10.4.2 exige que nas plataformas de elevação inclinada, deve ser previsto assento escamoteável ou rebatível para uso de pessoas com mobilidade reduzida. A plataforma de acessibilidade IESAB é a única que atende a esse item obrigatório.
  • A plataforma de acessibilidade inclinada IESAB possui piso antiderrapante com acabamento metálico, o que confere maior qualidade e durabilidade a plataforma. Enquanto a plataforma Supra Linea tem piso de borracha.

Conclusão

A partir dos pontos avaliados, vimos que as especificações técnicas entre as plataformas são equivalentes, e que ambas empresas possuem programas de garantia da qualidade plena dos equipamentos. A plataforma de acessibilidade inclinada da IESAB se mostrou ser a melhor escolha quando comparada com a Plataforma Inclinada Supra Linea da Thyssenkrupp Elevadores porque, além de oferecer melhores condições de pagamento, possui melhor flexibilidade e atendimento a especificidades de projeto.

Para acessar as especificações técnicas da Plataforma Inclinada Supra Linea da Thyssenkrupp Elevadores, clique aqui.

Para acessar as especificações técnicas da Plataforma de Acessibilidade Inclinada da IESAB Engenharia de elevação, clique aqui.

Esse post foi escrito por Anderson Ferreira, engenheiro mecânico e mecatrônico pela PUC, MBA em Gestão de projetos pela USP, PMP pelo Project Management Professional, PMO-CP pela PMO Global Alliance, e Mestre em Engenharia mecânica pela UFMG. Anderson Ferreira é o atual diretor de projetos da IESAB Engenharia de Elevação, já tendo anteriormente trabalhado na Thyssenkrupp. Para contato com o autor do artigo você pode enviar mensagens pelo linkedin dele clicando aqui.